Cronograma capilar I

23 jan

crono

Hoje vou falar do queridinho que mudou meus cabelos. Como já comentei, faço alisamento com tioglicolato de amônia e esse tipo de processo acaba causando muitos danos ao cabelo, em algumas pessoas o tio não alisa completamente, sendo necessário fazer outro processo para o alisamento completo, o que não é o meu caso. No entanto, meu cabelo vivia ressecado, desbotado e sem movimento, foi aí que conheci o grupo no Facebook chamado “Cronograma Capilar” e comecei a seguir os passos.

O Cronograma Capilar (CP) consiste em alternar máscaras de Hidratação (H), Nutrição (N) e Reconstrução (R). Se você já usou máscaras diferentes e notou efeitos diferentes em seu cabelo, é mais ou menos assim que acontece no Cronograma. Você também terá que conhecer um pouco dos componentes das máscaras, no início será complicado, mas com o tempo você se adapta. Ao longo dos post falarei dos componentes dos produtos.

Hidratação

h

É reposição de água ao cabelos, todo cabelo precisa, por isso essa fase é muito importante. É a fase que a maioria não gosta, os cabelos não ficam tão lindos e maravilhosos com na nutrição, aparentemente ficam mais “leves”, macios, voando a qualquer ventinho, bom para se sentir a top model durante aquela rajada de vento repentina na rua, hehehe.

Componentes das máscaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol (bepantol), Aloe Vera, extrato de frutas, vitaminas, Chocolate, mel, geléia real

Máscaras: Wella Pro Series, Head & Shoulders hidratação, Sol, Mar, Piscina – Acquaflora, Hair Dry da Amend, Bioextratus banho de creme (verde) antiqueda, seda regeneração completa, natura plant hidratação reparadora, matrix relaxima, Senscience inner restore intensif (essa máscara pode funcionar como R também, depende do seu cabelo)

A maioria das máscaras de supermercado tem efeito de hidratação.

Nutriçãon

Reposição de lipídeos. O cabelo aparenta estar mais pesado, encorpado, com aquele “peso” bom, brilhoso. Normalmente é a melhor fase, os cabelos amam, principalmente os ressecados e com química.

Componentes mais comuns: Proteínas do leite, trigo, seda, aveia, ceramidas, cisteína, creatina, óleo de coco, semente de uva, manteiga de karité, cacau, cupuaçu (alô paraenses!). Aqui, guarde a palavra “óleos e manteigas”

Máscaras: Mandioca da Heskell (foi com essa máscara que meu cabelo começou a melhorar e crescer, antes de conhecer o cronograma), máscara Ultra Umectante da Altamoda, Pantene Fusão da Natureza, Banho de Creme de Ceramidas da Bioextratus (amarela), Óleo de Marrocos da Yenzah, nutrição celular da acquaflora, Elseve 10x Nutrição com Geléia Real, Absolut repair (em alguns cabelos pode funcionar como R), macadamia natural oil, Joico Moisture recovery treatment balm (funciona como H e N)

Reconstruçãor

Reposição proteica. Retoma a força dos fios. O cabelo fica mais liso e pode se apresentar mais rídigo. Cuidado com o excesso de queratina, pode ocasionar quebra!

Componentes mais comuns: Queratina, cisteína, serina , prolina, argilina, colágeno.

Máscaras: Kit de cauterização da Keramax, RMC da Amend (existe o azul e vermelho, sendo que o azul é o mais “forte”), Joico K-Pak, Bonacure Repair Rescue Schwarzkopf, CPR da Senscience, Máscara reconstrutora da Acquaflora

Como falei, é difícil comprar uma máscara em supermercado que seja reconstrução pura, as vezes é necessário adicionar queratina líquida para ver esse efeito. Recomendo que, nessa fase, você compre o kit completo da linha para melhor efeito.

OBS: Gaste pouco em máscaras de H, gaste um pouco mais nas máscaras de N, gaste o que puder nas de R.

Umectação

É o ato de utilzar óleos vegetais puros no cabelo. Eu sempre utilizo antes de fazer H, deixando o óleo por umas 2h no cabelo. Logo farei um post sobre umectação. O importante aqui é que o óleo seja PURO! Essa técnia é o milagre para pontas secas e duplas. Utilizo o óleo de coco e desde então não tenho mais pontas duplas e o ressecamento delas melhorou consideravelmente. Exemplos de óleos: coco, rícino, abacate, amêndoas, macadâmia, argan.

Como montar?

Primeiro você tem que ter a consciência que terá que comprar 3 máscaras. Eu recomendo ter 2 máscaras de cada fase e ir alternando entre as lavagens. Observe seu cabelo, você pode começar com uma Hidratação. Se seu cabelo estiver ressecado, com frizz, se ele tiver algum tipo de química, provavelmente ele irá adorar o segundo dia de lavagem, a Nutrição. Já a Reconstrução deve ser utilizada sempre após o cabelo ter recebido hidratação e nutrição (às vezes uma só máscara promove isso), em cabelos muito quebradiços e danificados, a cada ciclo de H e N é bom fazer uma R, ou seja, se você lava seu cabelo 3 vezes na semana, você fará no 1º dia de lavagem uma H, no outro dia N e no 3º R. Porém, se seu cabelo não for muito danificado, se você tem algum tipo de química, 1 reconstrução a cada 15 dias ou 1 vez por mês já é o bastante, mas para você saber qual a melhor frequência só fazendo seu cronograma e testando as máscaras. Vou dar um exemplo de como eu poderia tratar meu cabelo que, por ter química, já tem uma tendência natural a ressecamento e quebras, lavando 3 vezes na semana:

1ª semana: H, N, N
2ª semana: H, N, HN
3ª semana: H, N, H
4ª semana: N, N, R

Cabelos virgens não necessitam de reconstrução como cabelos crespos, secos ou quimicamente modificados, mas se você quiser incluir essa fase no cronograma, lembre que nunca deverá ser feita na mesma frequência que os tipos de cabelos citados, quem sabe uma reconstrução leve (máscara de supermercados normalmente são reconstruções leves) a cada 2 ou 3 meses já não seja o bastante? Basicamente a palavra aqui é “testar”. Cada pessoa tem um cabelo diferente.

Não recomendo que você faça esse processo todo dia. Lave o cabelo e espere de 2 a 3 dias para lavá-lo novamente e fazer uma nova fase. Tudo demais é prejudicial! Você poderá não notar efeitos ou, com o tempo, deixar de ter o efeito bonito que tinha antes. Se você lava o cabelo todo dia, continue com sua rotinha e faça uma nova fase após alguns dias.

A primeira parte sobre o cronograma termina aqui. Até semana que vem!

assin1

Anúncios

20 Respostas to “Cronograma capilar I”

  1. letscordeiro janeiro 23, 2013 às 7:53 am #

    Adorei o blog, uma fofura! *-*
    Seguindo,segue de volta?
    Um beijo enorme, Lets.

    http://letscordeiro.wordpress.com/

  2. Georgia janeiro 23, 2013 às 10:47 am #

    Adorei o post, estou fazendo o crono também, mas diferente de você faço bem mais H do que N.
    Beijos

    • Natasha Valente janeiro 23, 2013 às 10:58 am #

      Com o tempo fui percebendo que meu cabelo adora N, por isso faço, às vezes, um um pouco mais de N. Essa semana tô fazendo H, N, H, N.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

  3. Bianca janeiro 23, 2013 às 10:58 am #

    Adorei as dicas!! Já tô até pensando nas máscaras que vou comprar!!

    • Natasha Valente janeiro 23, 2013 às 11:00 am #

      \o/ Comparando entre algumas lojas, sempre as Lojas Americanas tem os melhores preços! Passa lá primeiro.
      Beijos

      • Bianca janeiro 23, 2013 às 11:13 am #

        Vou passar lá então!!
        Obrigada
        Beijos

  4. Erika janeiro 23, 2013 às 12:05 pm #

    Se não fosse o crono, meu cabelo não tinha aguentado o que ele passou haha.. tenho vontade de experimentar bioextratus e H&S..
    Parabéns pello post Na bem explicativo

    • Natasha Valente janeiro 23, 2013 às 12:07 pm #

      Eu adoro as opções mais baratinhas e que dão efeito! Teste elas 🙂
      Obrigada!!
      Beijos

  5. Fernando Zangarini janeiro 23, 2013 às 12:46 pm #

    Oi Natasha, tudo bem?
    Excelente post!
    Sucesso no blog.

    Abraços,
    Fernando.

    http://www.cabelomaniacos.com.br

    • Natasha Valente janeiro 23, 2013 às 12:51 pm #

      Oi Fernando! Obrigada! Sempre estou visitando seu site 😉
      Beijos

  6. clubedocabeloecia janeiro 23, 2013 às 1:36 pm #

    Muito bom, bem explicadinho!!
    Eu não vivo mais em o cronograma! Já tá no sangue..heheheh
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    • Natasha Valente janeiro 23, 2013 às 2:27 pm #

      Sou viciada no crono! 😀
      Obrigada pela visita!
      Beijos

  7. Fefa Pimenta janeiro 23, 2013 às 1:55 pm #

    Olá Natasha!

    Então que acabei de conhecer seu blog através do link que vc deixou no Vitamina e posso falar? kkk – ADOREI, de verdade! Promete a coisa, hein? E como vocês estão organizadas nas colunas (queria ter essa disciplina, nem arrisquei que não vou seguir essa rotina, mas a culpa é dos astros, eu sou inocente!!! kkk).

    Estarei lendo por aqui e pra vcs: Natasha, “Erikas” rs e Estela (acho lindo esse nome!) boa sorteeeeeee!!! beijoooos

    • Natasha Valente janeiro 23, 2013 às 2:30 pm #

      Rsrsrsrs, culpa de organizações é da minha parte virginiana!
      Estarei acompanhando o seu blog tbm! \o/ Sucesso pra gente!
      Beijos

    • Estela Lenz janeiro 23, 2013 às 3:34 pm #

      Aiiiii Fefa, muito obrigada querida. Eu sempre achei meu nome diferente, não é muito comum por aqui hehe. Mas eu gosto dele tb.
      Obrigada por nos visitar flor, volte sempre que quiser, aqui vamos falar sobre todos os assuntos. Beijos.

  8. Keka Banagouro janeiro 23, 2013 às 6:59 pm #

    Tão orgulhosa do nosso blog estar fazendo sucesso…:)

  9. marinarodriguess janeiro 23, 2013 às 10:04 pm #

    Gostei do cronograma capilar acho que vou começar a seguir ! ,estou seguindo seu blog .Beijos Marina http://marinarodriguess.wordpress.com/

    • Natasha Valente janeiro 23, 2013 às 10:18 pm #

      Ooii Marina! Siga sim, vai ver como terá um belo resultado!
      Beijos

  10. Lucy Viana janeiro 24, 2013 às 6:52 am #

    Ola meninas! Natasha, Keka!!

    É isso ai, mandou bem, tudo detalhado e explicadinho, principalmente sobre cabelos virgens!

    Arrasaram meninas!
    Sucesso pra todas!

    • Natasha Valente janeiro 24, 2013 às 11:29 am #

      Obrigada Lucy!! Você me ensinou tudo isso tbm! hehehe.
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: